Violeta Extravagante
Querido Diário


Ontem comecei a ler As 3 Vidas do escritor João Tordo. Andava já há muito tempo com intenção de o ler. Fosse pelo prémio José Saramago 2009. Fosse pela crítica dos entendidos (jornais, revistas blogs) - sempre boa. Fosse pela opinião do "povo" mais chegado - sempre boa também. Fosse pela referência a Santiago do Cacém, uma localidade para mim muito querida.
O João Tordo escreve muito bem, há algum tempo que acompanho a escrita do seu blog, e isto que vou para aqui dizer pode ser a maior barbaridade e por isso quero reforçar que gosto muito da escrita do João Tordo.

Parei na página  19 e fiquei chateada com o João Tordo, então depois de eu devorar 18 páginas leio:
 "... Quando despertei estávamos a sair da estrada principal e a entrar por uma estrada secundária. A luz começava a nascer e a chuva cessara; levantaram-se os aromas característicos do Outono, presságio de um dia ameno."

Na página logo a seguir:
"... Tudo parecia estar bem tratado: o longo caminho ladeado por árvores frondosas, os campos cultivados por espigas douradas em redor..."

No Outono os campos bem tratados com espigas douradas? hummmm... OK. Este meu pensamento ficou a pairar suavemente por cima da cabeça, continuei a ler sem me preocupar mais com ele.

Na mesma página (19), um bocadinho mais abaixo:
"...O anexo era uma espécie de segunda casa, de menor altura, coberta de heras do chão ao tecto, as raízes grossas e emaranhadas."

Heras do chão ao tecto????!!! ....do chão ao tecto???!!! Fora de casa??? hummmm OK. Devo ser eu que sou piquinhas.....

Aqui amuei. Amuei mesmo, fechei o livro e não li mais. Hoje à noite logo continuo porque eu gosto mesmo da escrita do João Tordo e não sou mecinha de desistir por dá cá aquela palha.

Beijo e Abraceijo claro que para o João Tordo
Etiquetas: edit post