Violeta Extravagante
Querido Diário

Não sou feminista. Mas muitas vezes, quando no dia Internacional da Mulher, leio e oiço mulheres a dizerem que esse dia não deveria existir, que é uma estupidez, tento lembrar que há mulheres que não podem fazer coisas básicas como estudar, conduzir, vestir o que querem e que lhe apetece. São vitimas de casamentos impostos numa idade que ainda deveriam brincar com bonecas. É-lhes roubada a inocência e o direito a serem crianças. Outras vão sofrer, fisicamente primeiro, mais tarde psicologicamente a tortura da excisão. São vítimas da prepotência dos homens guiados por um fundamentalismo religioso que há séculos está instalado.
São vitimas do peso das burcas, da abaya e do niqab. Como se ainda não bastasse esta violação de liberdade, que as obriga a andarem tapadas dos pés à cabeça, na Arábia Saudita a Comissão da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício - uma espécie de policia religiosa - pede a aprovação de uma lei que obrigue as mulheres a esconder os olhos caso estes sejam considerados bonitos... Sim, leram bem. Muitas destas mulheres sauditas já andam vestidas com uma túnica preta que lhes cobre todo o corpo, a abaya e com o niqab que só lhes deixa uma fresta para os olhos, e se esta lei for aprovada?

Fico assim com o coração pequenino e amachucado...

Fonte Revista Sábado, pag. 30.
Violeta Extravagante
Querido Diário

Hás vezes bastam pequenas coisas para ficarmos felizes e contentes:

- Fazer contas e descobrir que desde Janeiro emagreci 7 quiilos;
- Ter intenção de refundir uns jeans no baú de reciclagem mais próximo, mas enfiá-los e sentir-me super bem e confortável, e não os despir mais...(não os vestia há buéeeeeeeeeeee....)
- Chegar ao work e as colegas dizerem: Uauuu...estás mesmo mais magra!!!

Pronto. Pode fazer um frio de rachar, pode chover a cântaros, até posso olhar para o recibo do ordenado e descobrir que fiquei sem uns euros do subsídio de natal...mas isso agora não me interessa nada. Nadica mesmo...
Violeta Extravagante
Querido Diário

...entrou mais uma semana. Quase em Dezembro, cheira a Natal. E eu "práqui" armada em mete nojo sem vontade de acordar para a vida...
Violeta Extravagante
Querido Diário


Assim se vê a força do PC.
Pois que este PC anda sem força...não sei se precisa de ser formatado, mas está tão lento este meu Personal Computer...estará em greve? ... de bits caídos?!
Violeta Extravagante
Querido Diário

Estava uma colega a contar que uma tia sua ia lançar um livro e como era a um sábado não poderia fazer a hora do conto.
Diz um colega: - Que idade tem a tia??
Diz a colega: 84 anos.

Digo eu: 84 anos??!! Então já não lança livros...deixa-os cair...

imaginem as gargalhadas que não foram....
Violeta Extravagante
Querido Diário


 Aqui fica a sugestão.
(nota-se muito que estou lixada porque não posso ir? Isto de trabalhar 2 sábados por mês e morar a 150km de Lisboa por vezes irrita-me tanto!!!!)
Violeta Extravagante
Querido Diário



Eu sempre disse que era de um ano de boa colheita, que a idade não iria transformar-me num ser azedo, tal vinho de má casta que vira vinagre com os anos...
Aqui está a prova!!! Só é pena que eu não tenha 5570 euros para dar por uma garrafa destas...
As coisas boas são assim, raras... ahahahhahhaah!!!!
(agora uma reflexão...mais depressa dava 5570 por uma garrafa destas do que por uma carteira Birkin...podem chama-me doida, estão à vontade)


In Fugas, sábado 19 Novembro
Violeta Extravagante
Querido Diário


Ando "depré", que é como quem diz, estou farta de tudo, até de mim...quando ando assim, só me apetece ler algo leve (mas não light, nada de Margaridas Rebelo Pintos e afins...não ando assim tão desesperada, por enquanto...). Nestas alturas, aproveito para ver séries que me façam gargalhar e ler BD.

E as minhas leituras de hoje à noite vão ser...



...profundas, como se vê.



Violeta Extravagante
Querido Diário

Neste fim de semana chuvoso (e m@rdoso, vou bulir das 14h às 20h) nada como uns segundos a ver isto, que ficamos como novos...




Adoro coisas simples...
Violeta Extravagante
Querido Diário


Se eu fosse o tal "princepe" pintava o cabelo e deixava crescer o bigode para não ser encontrado...

in Semanário Sol
Violeta Extravagante
Querido Diário

Nada justifica a ignorância. Mas ignorantes somos todos. Ninguém por maior QI, QE ou afim, que tenha pode saber tudo e ponto.
Agora o que realmente me admira é estarem a mandar pedras a quem, lamentavelmente errou a colocar uma questão a um estudante universitário. TODA a gente sabe que a água não tem um símbolo químico porque não é um elemento...simmmmm ok...o jornalista deveria ter perguntado qual era a formula química da água. Enganou-se. E??!!
O que aquela peça/vídeo jornalistica mostra, quer queiramos quer não, é que os jovens cada vez mais estão-se nas tintas para saber mais alguma coisa do que aquilo que lhes é imposto pelas cadeiras da faculdade. A culpa é da escola? Sim...aí uns 20% os outros 80% a culpa é dos pais. Os nossos jovens estão formatados tal e qual uma pen, têm dentro da cabeça aquilo que os professores os obrigam a ter, para passarem de ano, e não têm dentro da cabeça aquilo que os pais lhes deveriam mostrar...o mundo.

Os pais preferem ter os filhos quietinhos e sossegados alapados à internet ou à consola.

Os pais não alertam, não mostram aos filhos que o mundo existe para lá do seu quintal, da sua varanda. Muitos paizinhos destes mesmos miúdos devem ler o jornal e até a revista em questão, a Sábado. Quantos deles é que educaram os filhos a olhar para um jornal ou para uma revista genérica?!

Uma coisa tenho a certeza, se eu fosse mãe de algum daqueles miúdos estava envergonhada...muito envergonhada...
Violeta Extravagante
Querido Diário



Para quem têm talento, (ou não) para quem quer tirar da gaveta, do baú, da pen, da carola ou de onde quiser,  o seu best-seller, têm aqui uma grande oportunidade - o passatempo "Conte Connosco", concurso promovido pelo Santander Totta, com a parceria do JL.
Os interessados deverão publicar o seu texto no referido site, e ficarão sujeitos à votação do público (é assim "tipo" as votações da casa do degredos. É pôr a senhora da frutaria, a menina Alice do cabeleireiro da esquina, o senhor Zé do café, o homem do gaz, da tv cabo, a senhora que faz limpeza lá no prédio, a sogra, a tia, as primas emigradas na França o primo que até trabalha em informática e lá no emprego tem net a toda a hora, a votar lá no site).
O concurso está aberto a todo o tipo de textos literários, desde contos a capítulos de romance, (excluindo-se facturas e guias de remessa e listas de compras) passando por guiões e peças de teatro. Mas atenção, não podem ultrapassar os 9000 caracteres com espaços incluídos.
Os 20 textos que acumularem mais votos no dia 31 de Dezembro (tudo a votar para também ganhar qualquer coisinha...) passam à fase seguinte. O vencedor será o resultante entre a ponderação do júri e a votação (ah...pensavam que podiam pedir aos 50000 apoiantes portugueses do jogo de ontem que votassem e eram favas contadas??!! Pois...)
Os prémios são aliciantes: 5000 euros, (numa continha poupança do Santander Totta que os moços não são parvos...) e também a publicação do texto no JL (no site será integralmente, em papel será parcial).
Ah, para mais qualquer coisinha ide a http://www.conteconnosco.com/ que também se pode concorrer em outras áreas: musica, fotografia e educação (HÃ?? tenho que ir bisbilhotar melhor esta cena...)


In JL de 16 de Novembro 2011
Violeta Extravagante
Querido Diário


1
O Direito de Não Ler

2
O Direito de Saltar Páginas

3
O Direito de Não Acabar Um Livro

4
O Direito de Reler

5
O Direito de Ler Não Importa o Quê

6
O Direito de Amar os "Heróis" dos Romances

7
O Direito de Ler Não Importa Onde

8
O Direito de Saltar de Livro em Livro

9
O Direito de Ler em Voz Alta

10
O Direito de Não Falar do Que se Leu


in Como Um Romance - Daniel Penac
Violeta Extravagante
Querido Diário




"O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses."

in  Diário de Notícias (2009)
Violeta Extravagante
Querido Diário

Hoje não, por favor. Hoje estou farta de não ser eu. Hoje, é aquele ontem que não querias que existisse amanhã....


Hoje não, hoje não me interessa desejar bom fim de semana...nem me interessa saber que há amanhã. Só de pensar que hoje houve um ontem, deprime-me a vontade de querer amanhecer.

Hoje não, por favor. Hoje o tempo pára. Não quero sofrer amanhã, o que ontem não fiz...
Violeta Extravagante
Querido Diário


-Então, já conseguiste fazer o bico?

-Já!! (grande sorriso...)Bolas, estava a ver que não!! Epá já estou pró em bicos!! Ontem à noite foi fazer até cair pó lado, só acabei lá para as 2 da manhã...


Lindo não é? Interessante e didáctico...

A conversa passou-se comigo e com uma colega. Eu sou aquela que já está "pró em bicos". E falávamos das estrelas de natal que eu ando a fazer para a decoração do meu pinheiro....

Aqui para nós...acho que vou deixar de ver a Casa dos Segredos...
Violeta Extravagante
Querido Diário


Parece que aqui a tasca da Violeta anda nas bocas do mundo

(ora, aquele simples titulo, onde se faz referência aqui à minha pessoa, deu-me que pensar...acho que vou começar a fazer as limpezas de Inverno. Aqui no blog claro...)
Violeta Extravagante


A febre de tricotar voltou em força, de tal maneira que no dia 20 de Outubro abriu a hóspedes um quarto de hotel totalmente coberto de tricot. Fica em Brighton, sul de Inglaterra, no Hotel Pelirocco, conhecido pelos seus quartos temáticos. 
A artista local, Kate Jenkins, criadora da marca Cardigan, dedicou mais de um mês a conceber o espaço. As cortinas e a colcha foram tricotadas à máquina, o papel de parede foi criado a partir de um padrão de malha concebido especialmente pela criadora para o aposento. Depois, vários apontamentos interessantes e engraçados e mais trabalhosos foram executados à mão; como por exemplo a pasta e a escova de dentes, o telefone, um pequeno almoço.
O quarto denominado Do Knit Disturb - trocadilho engraçado que substitui o not por knit - pode ser vivido por amantes do tricot por 55 libras por noite (+- 63euros), mas o quarto é single (pois, não estou a ver um casal a achar piada a este quarto...)

In Revista Fugas de 29 Outubro


Violeta Extravagante
Querido Diário


É que não consigo parar de ouvir isto....






Ainda por cima dá-me cá umas saudades de Lisboa...

(vou mas é trabalhar....)
Violeta Extravagante
Querido Diário


....de segundas feiras. Quer dizer, gosto daquelas segundas que não tenho que ir trabalhar, agora daquelas que tenho que ir bulir não gosto, ainda por cima segunda feira de trabalho é sinal que estive a trabalhar no sábado anterior...

Mas como não me deixo desanimar assim facilmente, e ainda por cima está um SOL lindo, (sim, está frio mas isso não interessa nada, veste-se mais roupa) vou estrear um vestidito!!! Vou por-me linda e maravilhosa, pois para além de merecer, ainda vamos ter uma reunião com o Sô Presidente (ó pra mim a fazer uma vénia...) e não deve vir nada de bom da reunião. Toda a gente sabe que quando não há pilim as primeiras cabeças a rolar são da malta da cultura...

Bem, o que for suará...e lá vou eu que entro às 14h.

Bêjos
Violeta Extravagante
Querido Diário