Violeta Extravagante
Querido Diário



"Não há dinheiro para manter aberto por muito mais tempo o Centro Comunitário de Esmoriz, em Ovar. O futuro da instituição depende da reavaliação que a Segurança Social está a fazer ao acordo de cooperação. Os funcionários recebem ordenados ás prestações.
...
A instituição tem a sua acção mais notada junto da população desfavorecida de Esmoriz e Cortegaça, mas também noutras freguesia de Ovar. Conta com o espaço juvenil e ludoteca com frequência regular de 76 jovens, o centro de convívio intergeracional e o gabinete social que acompanha regularmente cerca de 200 famílias, incluindo com apoio alimentar. Outras 1400 famílias são acompanhadas no âmbito do Rendimento Social de Inserção. Mas a acção da instituição passa, ainda, pelas equipas de rua, com deslocações diárias, que prestam apoio a mais de 25 indivíduos sem-abrigo, 64 toxicodependentes e 52 prostitutas de rua."

Ao ler esta notícia no JN de hoje, não posso deixar de a comentar e só me apraz dizer o que me vai na alma: aqueles que recebem subsídios do estado, que estejam em condições de trabalhar, tanto físicas como psíquicas, não poderiam muito bem trabalhar umas horitas por semana a ajudar uma instituição que ajuda quem dela precisa? Seria assim como voluntariado, como um trabalho comunitário, mas pago por nós que fazemos descontos para pagar-lhes os subsídios que eles por direito têm...

Estou a ser radical? Se calhar sim...e?