Violeta Extravagante
Querido Diário



Diz o Princípio de Peter o seguinte:

Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência. (no original, em língua inglesa, "In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence").


Andei enganada estes anos todos...
Pensava eu, na minha ignorância, que o atraso, que a corrupção, que o compadrio que se verificam em qualquer serviço público deste lindo e maravilhoso país, era original. Que seriamos nós que o inventámos.
Pois que não, pois somos é uns excelentes e acérrimos seguidores do principio de Peter.
Princípio este que está fundamentado matematicamente (que eu não vou aqui traduzir porque nã me apetece, quem quiser escarafunchar o assunto é só clicar) que basicamente diz isto :

Quanto menos Conhecimento você tiver, mais Dinheiro você ganha, desde que consiga manter os outros a trabalhar para si.


Ora Scott Adams, baseou-se no Principio de Peter e criou o Principio de Dilbert:



Inspirado no Princípio de Peter, reza assim: os incompetentes são promovidos para os cargos onde causam menos danos. Por isso, tornam-se gestores. Com o humor sarcástico de Scott Adams, aprenda tudo o que a gestão (não) deve ser. Qualquer semelhança com a realidade (não) é pura coincidência

Por: Scott Adams


 

HUMILHAR PARA GERIR


"O moral dos empregados é algo arriscado. Os empregados felizes trabalharão mais sem pedirem salários suplementares. Mas, se estiverem demasiado felizes, começam a lamentar-se de que, com o seu salário actual, terão de viver numa barraca quando se reformarem. O melhor equilíbrio de moral para a produtividade dos funcionários é: felizes, mas com pouca auto-estima.

As empresas criaram técnicas que fazem descer a auto-estima dos empregados para a “zona produtiva” sem sacrificarem a felicidade. As que se têm mostrado mais eficazes são as técnicas de humilhação."


Bem, quem é que, não passou por uma situação destas, ou não conhece alguém que já passou por isto?


PS: Nota-se assim muito que vou ter uma reunião??
2 Responses
  1. Candybabe Says:

    Ora bolas...
    Já sabia que seria tramado singrar... Mas a esperança é a última a morrer... Mas realmente é tramado!!!
    Kisses


  2. carolina Says:

    Interessantes estes PRINCÍPIOS!!!
    ;)